💸EFEITO  BOLSONARO 💸

A péssima condução do combate à pandemia no Brasil aumentou a desigualdade social para um nível recorde, diminuiu a renda do trabalho e deixou os brasileiros mais infelizes e com sentimentos negativos superiores às da média global.

Este é o resultado de um estudo do economista Marcelo Neri, do FGV Social, divulgado nessa segunda-feira.

🦠NUNCA  FOI  SÓ  UMA  GRIPEZINHA🦠

Há três semanas, exatamente no dia 25 de maio, a família Lorensseto Neder deixou de existir. Literalmente.

Em menos de um mês, pai, mãe e filho único morreram de Covid-19. O pai foi atendido por um médico que receitou cloroquina e azitromicina, medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento contra a Covid-19.

Esse caso é um contundente exemplo de como o vírus, associado às políticas genocidas de Bolsonaro, segue devastador.

Pela memória dos Lorensseto Neder e dos quase 500 mil brasileiros mortos, nunca esqueceremos quem tratou como gripezinha a pandemia mais letal da história.

⚡ELETROBRAS:  PATRIMÔNIO  BRASILEIRO  EM  RISCO

A proposta do governo que objetiva privatizar a Eletrobras deve entrar em votação nesta semana no Senado e representa uma grave ameaça ao povo e ao país.

A Eletrobras é a maior empresa de energia elétrica do Brasil e da América Latina e a quinta maior empresa de energia renovável do mundo. Sob controle da União, a empresa garante tarifas justas; privatizada, os preços ficam liberados, provocando aumentos nas contas de luz.

Somente a sanha neoliberal pelo lucro acima de tudo justifica tratar a privatização do ativo mais estratégico do setor elétrico brasileiro com tamanho açodamento.

================
CPI DA COVID

▪️ A  TRAGÉDIA  DE  MANAUS  ESTÁ  NA  CONTA  DE  BOLSONARO

Manaus foi uma espécie de experimento para o governo federal. Eles acreditavam que a cloroquina seria capaz, juntamente com esses outros medicamentos ineficazes, de promover um tratamento precoce e diminuir o número de pessoas acometidas e de mortes. Por essa razão, os esforços para garantir o mínimo necessário para o enfrentamento à pandemia em Manaus não foi feito.

▪️ MENTIRAS  COMPROVADAS

O ex-secretário de Saúde do Amazonas afirmou o seguinte à CPI: “Fiz uma ligação ao ministro Pazuello no dia 7 de janeiro por telefone explicando a necessidade de apoio logístico para trazer oxigênio de Belém a Manaus, a pedido da White Martins (fornecedora dos cilindros)”.

A declaração desmente Pazuello, que disse à CPI que só soube que poderia faltar oxigênio em Manaus no dia 10.

▪️ AGENDA DA CPI

Nesta quarta-feira, Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro, prestará depoimento à CPI. Ele garantiu presença, apesar de decisão do STF que o autoriza a não comparecer ou ficar em silêncio.

Quarta-feira, 16/06 – Wilson Witzel
Quinta-feira, 17/06 – Carlos Wizard e Alexandre Marques
Sexta-feira, 18/06 – Dimas Zimmermann e Francisco Eduardo Alves

================