Vamos falar de ROBERTO CORRÊA JOAQUIM MARIA, em memória, artisticamente conhecido por ROBERTO CORRÊA, nasceu em 02/07/1940, na cidade Rio de Janeiro/DF e faleceu aos 76 anos em 26/11/2016. Sua discografia constam de 47 discos gravados entre 1958/1997, sendo: 09 78RPM; 11 compacto simples; 06 duplos; 13 LPs; 05 CDs e 03 não identificados. Dotes artísticos: cantor e compositor. Gênero: MPB e Jovem Guarda. Atividade: 1958/2016.
ROBERTO CORRÊA JOAQUIM MARIA, foi um cantor e compositor brasileiro. Iniciou sua carreira profissional em 1958, como um dos integrantes do conjunto Golden Boys, ao lado dos irmãos Ronaldo e Renato, e do primo Valdir (também integrantes do grupo vocal Golden Boys). Irmão, também, de Mario, Regina e Marisa (integrantes do Trio Esperança) e Evinha.
SUAS MÚSICAS GRAVADAS POR OUTROS ARTISTAS:
Em 1977, Alcione gravou sua música “Eu vou deixar” (c/ Sylvio Son), no LP “Pra que chorar”, lançado pela gravadora Philips.
No ano seguinte, Sonia Lemos incluiu sua canção “Pode ir” (c/ Jon Lemos) no disco “O amor seja benvindo”, lançado pela Polydor.
Alcione gravou suas composições “Eu sou a Marrom” e “Pode esperar“, ambas em parceria com Sylvio Son, no LP “Alerta geral”, em 1978, “Faca de ponta (c/ Sylvio Son), no LP “Gostoso veneno“, em 1979, “Resumo” (c/ Sylvio Son), no LP “Ê vamos à luta“, em 1980.
No início da década de 1980, Celeste incluiu sua canção “Amor a três (c/ Eros e Jon Lemos) no LP “Cinco e triste da manhã”, lançado pela gravadora Tapecar.
Em 1985, sua composição “Xeque-mate” (c/ Carlos Colla) foi gravada por Alcione no LP “Fogo da vida“, lançado pela gravadora RCA Victor.
Como integrante dos Golden Boys, gravou vários discos, tendo sido responsável por um dos maiores sucessos do grupo, sua composição “O cabeção” (c/ Sylvio Son). Com o conjunto, participou das comemorações tanto dos 30 quanto dos 35 anos da Jovem Guarda, em grandes casas noturnas do Rio e de São Paulo, em 1995 e 2000.
Em 2002, integrou, ao lado dos irmãos Renato e Ronaldo, o coro que participou da gravação do “Acústico Jorge Benjor”, transmitido pela MTV e lançado em CD e DVD.
Constam também da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Wanderléa, Trio Esperança, Wanderley Cardoso, Martinha e Evinha, entre outros.
Dentre suas composições e sucessos destacamos: “Alguém Na Multidão”, “Ai de Mim”, “fumacê”, “O Bôbo” e “Erva Venenosa”.
QUEM canta …
“Se você perdeu alguém como eu
Alguém que você nunca, jamais esqueceu
Pra que lamentar o que aconteceu
Há um outro alguém esperando você… “.
(“Alguém Na Multidão”. – Compositor: Rossini Pinto – Canta: Golden Boys.).
… ENCANTA
FONTE: https://dicionariompb.com.br/roberto-correa e https://dicionariompb.com.br/roberto-correa/discografia.