Levantamento também aborda questões como a confiança no sistema eleitoral e a possibilidade de tentativa de golpe
Além das preferências dos eleitores, o levantamento que será divulgado nesta sexta inclui perguntas a respeito do grau de conhecimento do eleitor em relação aos candidatos, a rejeição de cada um e opções em simulações de segundo turno. Também traz questões relativas à avaliação a respeito da gestão de Jair Bolsonaro, do Congresso Nacional e do trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Datafolha e o sistema eleitoral
O questionário aplicado pelo Datafolha aborda temas que têm sido estratégicos no discurso de Bolsonaro, como o grau de confiança das pessoas no sistema de urnas eletrônicas utilizado nas eleições brasileiras.
Uma outra pergunta que consta no rol é direta, questionando se o entrevistado acredita que “o presidente Jair Bolsonaro vai tentar dar um golpe de Estado, ou seja, permanecer na Presidência à força, sem precisar ganhar a eleição ou não?“.
O instituto ainda questiona se o entrevistado se lembra em quem votou para deputado federal e senador nas eleições de 2018 e se os benefícios contemplados na PEC dos Auxílios são motivados pela necessidade de o presidente “ganhar votos” ou se a intenção é “ajudar as pessoas que estão precisando”.
Edição: Nicolau Soares
Fonte: Brasil de Fato